terça-feira, 5 de maio de 2009

Estilo de Vida !


Pessoal, que SAUDADES de vocês todos, muito bom estar aqui postando, assim como tem que ser..rs
Olha, passei por um tempinho de recesso aqui do blog por motivos pessoais.
Na verdade eu estava sem nenhuma motivação pra postar nada aqui, juro, nada mesmo.
Eu concluí que comecei minha RA na hora errada também.
Comecei algumas poucas semanas antes da tão comentada "Páscoa".
Ah, a Páscoa. Desde essa bendita data que eu não consigo encontrar a linha da minha Re-educação Alimentar. E aí depois da Páscoa vieram os inúmeros e intermináveis feriados...Meu Deus, foi difícil estar constantemente em "ambientes obesogênicos" que nos induzem sutilmente a nos entupirmos de calorias a mais. Enfim, me recuperei e o que me salvou foi manter o foco...mais que isso, minha saúde, minha vista embaçada que de vez em quando me assusta muito, frutos de uma diabetes mal cuidada, muito mal cuidada diga-se de passagem, mas ok...estou aqui depois do barranco cheio de obstáculos para fazer uma caminho mais suave sem muitos solavancos e com obstáculos a serem ultrapassados com mais paciência e serenidade.

Penso que quando voltamos de "temporais" alimentícios como esses onde exageramos na comida ficamos mais propensos refletir sobre tudo, sobre nossos hábitos e o que nos levou a comer tanto assim. De certa forma isso nos fortalece e nos faz manter o compromisso com a RA. É nesse ponto que eu quero chegar. Re-educação alimentar, certo, o método mais eficiente pra perder peso definitivamente...sim, concordo, porém nesses meus dias longe daqui guardei algumas horas pra pensar sobre tudo isso que ocorre com o obeso. Eu li bastante também sobre o assunto e depois de ponderar tudo, o material científico lançado agora no mês de maio em duas revistas conceituadas e de referência e tudo o que leio aqui sobre o aspecto obesidade na vida de alguns de vocês, eu cheguei a algumas conclusões. Vou compartilhar com vocês:

  • A Re-educação alimentar não é só agora enquanto você perde peso. Ela é para sempre. Enquanto você viver terá de fazer um controle na sua alimentação, principalmente se você tem tendência genética a engordar, a diabetes, a triglicérides, colesterol, pressão alta, cardiopatias e outras males causados pela obesidade.

  • Existem sim fatores que nos levam a comer demais e sem necessidade:

  • "ambientes obesogênicos: marketing agressivo dos fast foods em geral; ambiente com atividades físicas limitadas facilitados por um mundo moderno; pessoas ao redor da família ou não que insistem em dizer que "vc está bem assim" mesmo você sabendo que não...não está bem assim; relação cultural onde comida é igual a carinho e amor.

  • Relação comida & emoção onde a insegurança, o stress, a depressão entre outros sentimentos nos levam a comer (ou não comer) em excesso por pura compulsão e sem fome física.

  • Vida sedentária: as pessoas hoje em dia não encontram tempo hábil em seu cotidiano para se exercitar com qualidade e de maneira adequada.

E a minha conclusão depois de tudo o que eu li e refleti é a seginte:

Durante toda minha vida eu me negligenciei, eu me prejudiquei, e agora estou simplismente colhendo os frutos do que cometi com o meu corpo.

Eu preciso mudar para ter saúde e eu quero ser bisavó..rs, então preciso de muita saúde mesmoooo. Uma vez a diabetes tipo 2 estando no meu corpo o cuidado é triplicado e a diabetes é o "cupim do homem" como já disse meu médico. Portanto cabe a todos nós fazermos uma opção de vida. Isso pra mim não é uma dieta, um regime. Pra mim (e pra todos nós) tem que ser mais. Uma adoção definitiva e incondicional de qualidade de vida.

Eu tenho que mudar meu dia dia e fazer tudo que beneficie meu corpo e minha mente. Ou seja...um novo ESTILO DE VIDA.

Mudar o ESTILO de VIDA, eis a questão, é mais que dieta, é mais que fazer exercícios, é mais que tomar medidas pra melhorar a saúde. É um estado de espírito porque tem que ser definitivo, pra sempre e o mais importante - é de dentro pra fora. É na consciência, corpo e mente aliados numa só função.

Saúde - Bem Estar - Qualidade de Vida !!

ps: não deixem de ler a Revista "Super Interessante" do mês de maio. Gostaria de colocar na íntegra pra vcs mas a reportagem é muitooo extensa. A reportagem está na capa e fala sobre dietas. Eles garantem: elas nãofuncionam. O que existe é justamente uma mudança de estilo de vida, o que endossou a decisão que eu já tomei a um tempo.

BEIJOS MIL, obrigada por estarem aqui no meu blog!!!!!

23 comentários:

Val disse...

Que bom ver vc aqui!
Bj grande.
Val

Patty disse...

Olá amiga!!!!

Seja bem-vinda de volta.
Realmente os feriados foram pra acabar né, ainda bem que agora não tem mais nenhum a vista, e o que tem não vai ser prolongado com o final de semana, aí é menos pior.

Vamos começar a nos cuidar agora, vc principalmente com essa diabetes hein senhorita...saúde em primeiro lugar sempre.

Conte sempre comigo amiga!!!

Bjo!!!

AninhA disse...

Êêêê! Voltou ao nosso convívio! Estava mesmo com saudades!!
Amei seu texto, aliás vc escreve muuuuito bem!! Parabéns!
Vamos lá, passados feriados e Páscoa é hora de correr atrás do prejú!! rs
Qdo precisar, é só chamar!
Bjks e boa sorte na nova trajetória!

Leila em Nova Fase de Renovação disse...

Que bom que voltou, que bom que esta tao consciente.
È isso ai, um aprendizado constante, uma vitoria, uma alegria a cada dia.
Beijos

Lívia disse...

Essa onda de ovos de páscoa e de feriados também me prejudicaram muito!!! Eu até engordei! Está difícil para retornar à RA...
Mas temos que ir em frente!
Bjo
Lívia Bby

Mali disse...

Q bom q está de volta!!!
Agora é recomeçar. E essa é a mais pura verdade, eu sempre falo isso quando me falam q estou emagrecendo.E perguntão qual é a dieta. "Não é dieta. è reeducação alimentar. Dieta é só quando a gente ta doente e reeducação é pra vida toda. Uma mudança de hábitos."
Tenha força mocinha, vc vai conseguir.
bjim...

Pri - de Lacinho disse...

Oi querida!
Que bom que voltou a postar!
É isso aí, não desiste não, pensa em você, na sua saúde, em ser bisavó (hahahaha).
Nossa, fazia tempo que eu não via tanto feriado assim junto!!! Ano passado não teve tanto, pois caíram em finais de semana, esse ano pra RA é mais complicado (pra quem está começando, como a gente).
Mas vai dar tudo certo!
Força pra você,
pode contar comigo nessa caminhada!
bjosss

Suzana... disse...

Jé...

É mesmo ótima a matéria, nos faz refletir.

Mas é isso ...vamos sempre em frente acreditando que nossa vida mudou.Certo ?

Beijokas

Gezinha® disse...

Ser mãe é tudo cansa, mas um abraço um beijo, um eu te amo a gente esquece tudo...rs
Eu geralmente olho pelas calorias dos alimentos nas tabelas que vem com eles se ñ uso desse site aqui..
http://www.gastronomiabrasil.com/gastronomia/Tabela_de_Calorias/Tabela_de_Calorias.htm

Beijos
Gezinha

Lise disse...

oie! nossa, nem fale, tbm to colhendo os frutos do que plantei... infelizmente... e a páscoa e os feriados estragam tudo mesmo,ai ai que difícil! adorei as dicas!!
beijos!

Fabi disse...

Oi,Jeh! Eu tbm estava com saudades de você. Acho que estes feriados, prejudicaram muita gente. Eu tbmnão estou indo bem na minha RA. E fico envergonhada, sabe? Pq agora eu tenho vcs, e deixou de ser só problema meu. Não desanima não. Você pode contar com o meu apoio pra fazer a RA "entrar nos eixos" de verdade. Bjocas minhalinda, e fica bem!

Josi ... a Briga eu vou ganhar!!! eu ♂ x peso ☼ disse...

... é consertar o que tava errado não é fácil mesmo... puxa vida... temos que ver um horário pra gente tc no msn.. beijos e fique ai sem jacar hein... bjs e força queridda

Dany disse...

Jessica, tenho mta dificuldade tb em me manter na linha qnd saio da rotina!!! Nossa esta sucessão de feriados,, acompanhados no meu caso de 3 casamentos foram um DESASTRE para a RA!!! Em compensação foram divertidissimos, hehe. Bom fim dos feriados hr de voltar ao eixo certo? Obrigada pelo apoio no meu cantinho! Bjs

Carolissima disse...

Estou de boca aberta aki!!!
Vc falou tudo e mais um pouco!!
Agora é colocar em prática e pronto: vc tem outro estilo de vida, é uma pessoa mto mais saudável!!
Estou torcendo por isso! \o/
Beeijosss

Anônimo disse...

Amor, estou com você.
Beijinhos,
Beta

Reinaldo Reis disse...

Muito boa postagem sobre re-educação alimentar.

Abs!

Luci Roque Emagrecendo disse...

Oi amiga..
Não, o pior é que eu não tenho com quem deixar o meu gato, meus parentes não querem. mas vou deixar essa missão para o meu marido.. ele vai em pet shops ver se alguém quer para adoção e tb vou verificar aquele site que você me disse, valeu pela dica.
Legal essas suas dicas da revista. aqui em blumenau essa revista ja esta esgotada! acredita? mas pelo menos os topicos mais importante vc colocou aki.
um abraço.
continua firme e forte!

Val disse...

Oi Jéssica!
Obrigada pelos recadinhos. Continue com essa força amiga!
Bjs!
Val

mirian disse...

Oi....
pois é isso mesmo que temos que buscar mudança no estilo de vida para ficar e manter um peso mais saudavel.
Bjs...

Luciane disse...

Oie, tb andei um pouco sumida, sem motivação, mas também estou de volta. Diabetes é preocupante, eu mesma tenho tendencia a adquirir pq minha avó e meu pai tem, mas o problema é que sou louca por doce. Tenho q me policiar mais. Sei que vamos conseguir ganhar essa guerra. Beijossss

Nikki disse...

senti sua falta!!!
ai q lindo esse post!! é isso mesmo, mudança de estilo de vida, saúde, e não apenas um vestido ou uma calça jeans...
olha, tu ve se toma teus medicamentos certinhos ok? já conversamos sobre isso! hehehe
e continue assim, ache teu foco, pense na sua meta e prossiga.. de uma chance a vc mesma.. eu to sempre em frente!!!

beijos !!

Luci Roque Emagrecendo disse...

Oi jessica!
brigadaãopela visita
infelizmente eu não tenho com kem deicar o meu gatinho não.. mas vou seguir a sua ideia do site.. brigadão
o seu blog ta lindo
continua assim

Day disse...

Olá... Como vai???
Querida adooooooooorei seu blog...
Estou participando!
Estarei sempre por aqui!!
Passa lá no meu cantinho tambem!
E se você gostar... participa tá
dayfrancaloira2006.blogspot.com
Ficaria muito grata!
Obrigado!
Beijos!
Day!